A experiência de consumo no comércio de proximidade

O comércio de proximidade – as suas lojas, os seus serviços e as suas pessoas são o rosto das ruas de uma cidade. Hoje, planear um espaço público económica e socialmente dinâmico, atrativo passa muito por estimular a sustentabilidade e a qualidade ecossistema comercial.

 

Esta primeira edição do Fórum tem como tema a experiência de consumo, colocando o consumidor no centro do debate das políticas de desenvolvimento do comércio. Estarão em discussão os modelos de envolvimento omnicanal do consumidor sob diversos ângulos:

 

  • como desenvolver novos modelos de ruas comerciais, híbridas entre comércio, lazer e convivialidade, para que se assumam como alavancas de novas centralidades, novos lugares de vida urbana? Abordaremos a interdependência entre comércio de proximidade e urbanismo de proximidade.
  • como assegurar o posicionamento de negócios de grande valor identitário e profundamente enraizados no seu contexto nas grandes plataformas de distribuição global? Iremos debater como escalar e internacionalizar negócios assentes na confiança, lealdade e proximidade.
  • como transferir uma experiência de compra no comércio de rua, marcada pelas relações cara-a-cara e pela proximidade, para uma interação virtual feita online? Discutiremos como acolher no phygital, focando-nos na qualificação de todo o percurso feito pelo consumidor nos diversos canais.
  • como traduzir um modo de atender assente na individualização do consumidor num ativo do comércio ou serviço? Em discussão estará o desafio da incorporação deste ativo intangível ao padrão de qualidade e identidade do negócio.
  • como transmitir o capital acumulado de saber-fazer do comércio local às novas gerações de trabalhadores e aos novos empreendedores que integram a oferta comercial da cidade? Discutiremos sobre competências e saber-fazer, formação e profissionalização no comércio de proximidade.
  • e, por fim, como transportar a boa reputação e proximidade do comércio local para a comunicação dos ativos da cidade? Estará em debate o papel da comunicação territorial na afirmação geoestratégica, no reforço da identidade, e do imaginário da própria cidade.

 

Uma experiência de consumo qualificada e que corresponde aos modos de vida contemporânea é, por isso, aquela que

  • proporciona uma convivialidade num contexto rico em rituais e significados,
  • que corresponde à conveniência dos múltiplos ritmos da vida citadina, tanto no plano físico, como no digital
  • e, ainda, que restabelece cadeias de confiança e sentido de respeito pelo planeta.

 

São os desafios e as potencialidades da experiência de consumo no comércio de proximidade que estarão em debate na apresentação de boas práticas, nas conversas com comerciantes e oradores de referência nesta área, nas oficinas temáticas e nas visitas guiadas ao comércio local.

Contacto: retailforum@cm-porto.pt
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