Políticas Municipais de Dinamização do Comércio do Porto

O Porto é reconhecido pelo temperamento caloroso com que acolhe e partilha o seu saber-fazer na diversidade de lojas que compõe o seu comércio local. E é este caráter que também forja a identidade inigualável da cidade do Porto.

Existem na cidade do Porto mais de 6 500 estabelecimentos de comércio e serviços, onde uma dinâmica de longa tradição convive com a renovação diária. Quatro em cada 10 estabelecimentos têm mais de 100 anos e 2 em cada 10 tem menos de 5 anos de existência. Esta é uma cidade onde um capital acumulado de servir bem no comércio e serviços vem sendo transmitido aos novos negócios, criando um elevado padrão na experiência do consumidor.

O Município do Porto, reconhecendo o papel fundamental do seu tecido comercial, tem vindo a desenvolver um conjunto de ações de dinamização do comércio e de reforço do seu ecossistema:

  • Fomento da Transição Digital e a Inovação: através da plataforma digital Shop in Porto (versão 2.0 em processo) é possível consultar em tempo real de informações sobre os estabelecimentos, para além de divulgação de notícias e narrativas, personalização de roteiros e divulgação de campanhas;
  • Geração de Informação e Conhecimento para a Decisão e a Ação: desenvolvendo análise de dados e estudos como o Observatório do Comércio, o primeiro censo extensivo do universo de comerciantes da cidade do Porto;
  • Apoio à Salvaguarda e a Sustentabilidade Económica de Atividades: através do programa Porto de Tradição já foi atribuído, o reconhecimento a mais de 100
  • Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local;
  • Contributo para a Capacitação dos Agentes Económicos: desenvolvendo um Programa anual de formação para comerciantes e trabalhadores e o Programa de Consultoria em áreas como Atendimento ao Público, Vitrinismo e Visual Merchandising, Marketing Digital e Gestão de Negócio.
  • Desenvolvimento de Novas Centralidades Urbanas: através da Instalação Artística de Rua;
  • Estímulo à Contemporaneidade e à Atratividade das Atividades Económicas: através de atividades como o Comércio Fora do Sítio, ou o Concurso de Montras.

O Fórum de Comércio do Porto representa um momento anual de reflexão sobre as políticas de desenvolvimento, promovendo o encontro da comunidade de comerciantes, o estabelecimento de redes de cooperação com outras cidades vibrantes comercialmente e o debate do futuro do comércio de proximidade em centros urbanos.

Contacto: retailforum@cm-porto.pt
Política de Privacidade | Direito à Informação